Cheguei à conclusão que a maioria dos filmes que eu comento aqui, são, na maioria, comentários positivos. Notas 7, 8, 9, 10... E já chega, né? Vamos falar de filme ruim! Filme ruim, mesmo! Aqui vai a lista ''Os dez filmes que eu não recomendo nem para o meu pior inimigo!''. Vocês irão perceber que alguns filmes que sempre figuram nessa lista estarão de fora.
É o caso de filmes da Xuxa, Didi, Angélica, filmes babacas da Disney (aka ''High School Musical'' e derivados) e, claro, dos ''consagrados'' piores diretores do mundo: Uwe Boll (de ''Em Nome do Rei'') e a dupla Jason Friedberg e Aaron Seltzer (de ''Espartalhões''). Nem precisa falar que esses são ''bombas'' puras e sempre fortes candidatos ao Framboesa de Ouro.
10. Presságio (Knowing, 2009)
Com a exceção ''Kick-ass'', qualquer coisa recente com o nome, citação ou lembrança de Nicolas Cage é uma bomba. A carreira do já ganhador do Oscar está no fundo do poço e de lá parece que não sai mais. O filme é uma bagunça. Parece que a lógica tirou umas férias da cabeça do roteirista. A história é sobre um professor (Cage) que encontra uma cápsula do tempo enterrada por alunos de décadas passadas em seu colégio. Em uma das cartas lá colocadas, estão algumas previsões de catástrofes. Umas que já ocorreram, outras que estão por vir.
O problema é que a partir daí, nada mais faz sentido! É tudo inexplicado, as coisas acontecem sem uma lógica aparente. Enfim, um roteiro furado. E a ''surpresa'' no final, não deixa de ser óbvia (pensei sobre aquilo em dado momento, mas achei que era estapafúrdio demais).
Nota: 2/10
9. Lenda Urbana (Urban Legend, 1998)
Quando aluguei esse filme, confesso que tinha minhas esperanças. O gênero ''serial-killer-misterioso'' me agrada e por ter vindo da leva de filmes inspirados em ''Pânico''... Bem, eles podiam ter se inspirado nas partes boas, né? Mas não. O começo até é inspirador e a história sobre mortes relacionadas à lendas urbanas não deixa de ser intrigante. A construção do mistério chega a cativar, entretanto tudo o que vem depois...
O enredo se baseia em uma série de assassinatos dentro de um campus universitário, que parece ser de outro mundo, tamanha a falta de acesso à informação e segurança (ora, só tem um vigilante e ainda é uma gordinha estúpida). De resto, atuações desastrosas e um roteiro furadésimo. Nota: 2/10
8. Tamara (Tamara, 2005)
Mais um filme que se inspira em outro. Agora, é uma fotocópia mal-feita de ''O Chamado'' (Samara, Tamara; essa nem tentaram esconder). Tamara (Jenna Dewan) é uma garota não-popular que acaba morta em uma ''brincadeira'' exagerada de outros estudantes. Porém, a menina era uma amante da bruxaria e estava sob um poder (!) que lhe fazia ressurgir dos mortos (!!). Quem não faria isso, né, no caso de uma emergência...
Já deu para ver o nível do ''filme''. Aí, claro ela parte para uma vingança. A direção é nula. O roteiro, lixo. As atuações estão no nível ''teatro-amador-de-escola-de-quinta''. Já as mortes, que poderiam trazer um pouco de diversão ou terror, são convencionais e bestas. Nota: 2/10
7. Crepúsculo (Twilight, 2008)
Não, eu não nasci odiando a saga. Fui assistir até ansioso ao filme, devido à filmografia anterior de sua diretora, Catherine Hardwicke, que possui o bom ''Aos Treze''. Mas não, não deu. Os focos de crítica são tantos que terei de me limitar à apenas alguns: as atuações constrangedoras (sem exceção), a direção amadora (poxa, Catherine, e eu fazendo propaganda?), um roteiro raso e desinteressante e, o que mais me espantou, a baixa qualidade técnica.
A fotografia é horrorosa, não sei de onde tiraram aquela ideia; os efeitos especiais, toscos, para uma saga tão ''arrasa-quarteirão'', e a maquiagem, caricata e desnecessariamente exagerada. Salva-se a trilha sonora (nem toda) e a boa introdução ao romance, lenta e sensata. A saga acabou aqui para mim. Nota: 2/10
6. Jogos Mortais - O Final (Saw 3D, 2010)
Já falei sobre esse aqui no blog, no post: Balanço de Dezembro (Parte I). Take a look.
Nota: 1/10
5. A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras (Book of Shadows: Blair Witch 2, 2000)
Um filme que consegue destruir, explodir, desaparecer com tudo que seu predecessor tinha de bom. O ganhador do Framboesa de Ouro de Pior Sequência e também indicado a Pior Filme, Pior Diretor e Pior Elenco é realmente ruim. A história: alguns jovens (idiotas, estereotipádos e sem QI, claro) resolvem descobrir o que ocorreu realmente com os três jovens do original. O típico horror teen brega e sem pretensões, que são das coisas mais nojentas de Hollywood.
Não há suspense, não há mistério, é tudo superficial. Só há um punhado de gritos histéricos, cerveja e sexo. E o final-surpresa, ah, claro que ia ter um. Simplesmente ridículo. Com certeza o mais non-sense e sem graça da história do cinema. Corram para as colinas! Nota: 1/10
4. Mulher-Gato (Catwoman, 2004)
Esse ainda é da era que os estúdios achavam que um filme de super-heroi, mesmo que mal-feito, daria bons lucros. E, surpresa, o público não é tão burro e esse aqui, pelo menos, foi um fracasso de bilheteria. O que talvez abriu os olhos dos magnatas de Hollywood.
Primeiro, por que diabos mudar o nome da Mulher-Gato para Patience Phillips?! Segundo, um ex-supervisor de efeitos especiais (Pitof) como diretor? Terceiro, copiar (mal) o enredo do Batman de 1989 sobre os cremes maléficos? Quarto, um casal de publicitários, gente normal, como vilões? Quinto, Halle Berry, por que esse rebolado ridículo e essas falas arranhadas alla miado? Não é para ridicularizar a heroína, como se ela fosse uma prostituta.
Já deu para ver a porcaria que é, né? Junte isso à efeitos especiais péssimos, mais e mais pontos exóticos (ou seja, ridículos) do roteiro, e esse é o ganhador de quatro Framboesas. Michelle Pfeiffer, volte para nós! Nota: 1/10
3. Jumper (idem, 2008)
David Rice (Anakin... ops, Hayden Christensen) é um jovem que descobre que é um Jumper, alguém capaz de se teletransportar a qualquer lugar. E então, ele começa a se divertir com isso, usando de seu poder para atos estupidamente infantis (nem vale a pena citar). Toda essa infantilidade atrai a atenção de uma organização secreta que ambiciona exterminar os Jumpers.
Tá, não deixa de ser interessante a ideia, ainda mais sendo dirigido por Doug Liman (de ''A Identidade Bourne''). Só que, aqui, nada dá certo. Hayden parece deslocado e seu par, Millie Harris, ganharia fácil o prêmio de mocinha mais chata do cinema. Tudo poderia ser salvo por emocionantes sequências de ação, né? Poderia. O que se vê é o personagem de Hayden se teletransportando de um lado para o outro em meio às lutas, de uma maneira totalmente confusa. Parecia que queriam causar torcicolo propositadamente. Passem longe. Nota: 1/10
2. A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, 2011)
Realmente, Catherine Hardwicke está do ladinho de Nicolas Cage no fundo do poço. Bebendo da fonte ''Crepúsculo'' e adicionando a história clássica da Chapeuzinho Vermelho (coitada dela, mencionada nisso...), ela conta a história de uma pequena vila, amaldiçoada por um lobisomem, que tem um interesse particular em Valerie (Amanda Seyfried). Daí começa a caçada para descobrir quem ele é.
O roteiro até tenta se inspirar em Agatha Christie, mas o tiro sai pela culatra. O mistério é mal-desenvolvido, com sequências ridículas, como os closes nos olhos castanhos de todos os homens próximos a Valerie, cor esta que era a mesma dos olhos do lobisomem. Entretanto o pior de tudo é: você ri do lobisomem! Em certo momento, ao invés de atacar a sua vítima, ele simplesmente começa a conversar com ela! Só faltou convidar para um chá... Enfim, péssimo. Isso que nem citei a revelação final... Nota: 1/10
1. Alma Diabólica (Dark Floors, 2008)
Para mim, a nota zero é especial. Tem que ser para um filme merecedor, aquele que dói só em lembrar o nome. Que você foi até o fim somente para ver até que ponto a babaquice ia. Lhes apresento, ''Alma Diabólica''.
Tudo começa quando Ben (Noah Huntley) resolve tirar sua filha autista do hospital em que estava, por achar que estavam sendo mal-atendidos. Mas é surpreendido, junto de outras pessoas (os estereótipos dos estereótipos), com a quebra do elevador. E quando as portas se abrem, o hospital está deserto e há corpos mutilados no corredor. Na busca pela saída, descobrem que não estão sozinhos, e sim acompanhados de criaturas assassinas ''terríveis''.
O problema é: tudo é risível. Os ''monstros'' são mal-compostos visualmente, parecendo que saíram de um episódio de Scooby-Doo e o diretor não se preocupa em criar momentos de tensão, apenas joga as cenas lá, tratando-nos como idiotas. E o pior é o roteiro, que não explica nada e não liga nada com lugar nenhum, chegando num final completamente babaca, cheio de pontas soltas. Isso você só descobre se não quiser quebrar o DVD antes disso.
Nota: 0/10
Como você se atreve a colocar Crepúsculo como pior filme, heeein??? - Zueira kkkk é uma bosta mesmo :P
ResponderExcluirMas poxa, achou Saw tão ruim assim? D:
Hahahahaha, pois é, né... E achei esse último Saw bem ruim mesmo, os outros são até legais (não muito também).
ResponderExcluirAdoro seu blog, você como pessoa, mas simplesmente não gosto da ideia de fazer um post falando sobre os piores filmes da história. Porque não são. Você não viu todos e ainda dá uma sensação de grandeza ao post, sendo que ele só possui filmes desse século (com exceção de um). É como ignorar um século inteiro de cinema. Então, se fosse piores do século 21, tudo bem, mas não, você colocou da história. Sobre a lista, qualquer um que viu Eclipse e Lua Nova sabe que esse sim são ruins, Crepuscúlo até é de boa. E eu gostei mais ou menos de Presságio. Aliás, não só Kick-Ass, mas Vício Frenético é outro longa recente bom protagonizado por Cage. Abraços, e espero que não tenha soado grosso.
ResponderExcluirJá falamos sobre o post e até mudei o título, mas a ideia do nome é mesmo de grandeza. Todos os nomes de listas minhas tendem ao exagero (talvez por isso eu não tenho feito um Top10 geral sobre meus filmes favoritos). Mas é sempre bom você criticando o blog, já que ele nem fez uma semana de vida. Valeu, Rodrigo.
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