quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lista - O que foi bom em 2010?

    Conversando com um amigo (cinéfilo também, claro), acabamos discutindo sobre o meu post sobre o Oscar 2011 e o Top10 dele para os filmes do ano passado. Aí me veio a ideia de fazer uma breve lista aqui também, quantos aos melhores filmes de 2010 para mim. Farei parênteses quanto ao desempenho de cada longa na premiação da Academia e no Globo de Ouro. 
    Dessa vez não farei breves análises de cada filme ao lado, por dois motivos: não alongar demais o post e preservar o filme para uma, quem sabe, crítica futura.





10. Incêndios (Incendies, 2010)




Direção: Denis Villeneuve

Origem: Canadá



(Indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira)












9. Em Um Mundo Melhor (Hævnen, 2010)



Direção: 
Susanne Bier
Origem: Dinamarca/Suécia

(Vencedor do Oscar e Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira)











8. Kick-ass - Quebrando Tudo (Kick-ass, 2010)



Direção: Matthew Vaughn
Origem: EUA/UK 

(Ignorado pelos dois)












7. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I (Harry Potter and The Deathly Hallows: Part 1, 2010)


Diretor: David Yates
Origem: EUA/UK

(Indicado aos Oscars de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais)










6. A Rede Social (The Social Network, 2010)


Direção: David Fincher
Origem: EUA

(Vencedor dos Oscars de Melhor Montagem, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora; e indicado para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jesse Eisenberg), Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som.)  

(Vencedor dos Globos de Ouro de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora; indicado a Melhor Ator - Drama (Jesse Eisenberg) e Melhor Ator Coadjuvante (Andrew Garfield).)




5. O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, 2010)


Direção: Roman Polanski
Origem: Alemanha/França/UK

(ignorado por ambos)












4. Tropa de Elite 2 (2010)


Direção: José Padilha
Origem: Brasil

(Desclassificado para o Globo de Ouro por ter sido lançando antes da data-limite do regulamento da premiação e lutando por vaga no Oscar 2012)










3. Ilha do Medo (Shutter Island, 2010)


Direção: Martin Scorsese
Origem: EUA

(ignorado por ambos)












2. A Origem (Inception, 2010)



Direção: Christopher Nolan
Origem: EUA/UK


(Vencedor dos Oscars de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som; indicado a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original,  Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.)


(Indicado no Globo de Ouro a Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora)











1. Cisne Negro (Black Swam, 2010)




Direção: Darren Aronofsky
Origem: EUA


(Vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Natalie Portman); indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.)


(Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Natalie Portman); indicado a Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante (Mila Kunis))


P.S.: Filmes como O Discurso do Rei, O Vencedor, Scott Pilgrim Contra o Mundo, Toy Story 3, 127 Horas, Inverno da Alma e Como Treinar Seu Dragão também merecem uma lembrança.

2 comentários:

  1. É tão bom ver algum lembrando Incêndios, Em um Mundo Melhor, Kick-Ass, Inverno da Alma e Scott Pilgrim. A Origem, Cisne Negro, A Rede Social e Tropa de Elite 2 são muito fodas também, e nessa ordem de preferência. Colocaria Toy Story 3 mais em cima e citaria O Discurso do Rei nem como lembrança. Senti falta de alguns filmes como Cópia Fiel e Biutiful. Ótima lista mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu PRECISO ver Cópia Fiel, perdi a chance quando saiu no cinema e ele sempre fica para escanteio na locadora. Já Biutiful... eu gostei, principalmente pelo Bardem, mas parecia sempre que o filme não decolava emocionalmente, fica distante... E olha que sou fã do Iñárritu. Toy Story 3 é lindo, lindo, lindo, mas me deixou uma impressão de que o roteiro era uma semi-reciclagem do do segundo.

    ResponderExcluir