quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Novidades da Semana (29/12 - 04/01)

   Nesse começo de ano, praticamente nada de importante aconteceu. Então foi beem complicado achar algo para postar, mas lá vai:

    OSCAR 2012

    Foram anunciados os dez semifinalistas (abaixo) na disputa do prêmio de Efeitos Visuais. Ficaram de fora da disputas pelas cinco indicações filmes como ''Thor'', ''Super 8'', ''Sucker Punch - Mundo Surreal'' e ''Cowboys & Aliens''. Em 24 de janeiro sai a lista final.


  • ''Capitão América: O Primeiro Vingador''
  • ''Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2''
  • ''A Invenção de Hugo Cabret''
  • ''Missão: Impossível - Protocolo Fantasma''
  • ''Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas''
  • ''Gigantes de Aço''
  • ''Planeta dos Macacos: A Origem''
  • ''Transformers: O Lado Oculto da Lua''
  • ''A Árvore da Vida''
  • ''X-Men: Primeira Classe''



    BILHETERIAS (EUA)

    É, nada de novo nas bilheterias americanas. A saga ''Crepúsculo'' saiu do Top 10 e a maioria dos filmes manteve a sua colocação anterior. O destaque fica para Steven Spielberg, com dois longas na lista (''Tintin'' e ''Cavalo de Guerra''):

1 - ''Missão: Impossível – Protocolo Fantasma'' - $ 29.420.000 (arrecadação total: $ 132.406.000)
2 – ''Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras'' - $ 20.800.000 ($ 130.900.000)
3 – ''Alvin e os Esquilos 3'' - $ 16.350.000 ($ 92.700.000)
4 – 
''Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres'' - $ 14.840.000 ($ 55.500.000)
5 – 
''Cavalo de Guerra'' - $ 14.400.000 ($ 40.400.000)
6 – ''Compramos um Zoológico'' - $ 13.200.000 ($ 40.787.000)
7 – ''As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne'' - $ 11.400.000 ($ 47.441.000)
8 – ''Noite de Ano Novo'' - $ 6.341.000 ($ 46.000.000)
9 – ''A Hora da Escuridão'' - $ 4.100.000 ($ 13.100.000)
10 – ''Os Descendentes'' - $ 3.350.000 ($ 39.400.000)


    ANÚNCIOS

    Começo de ano e os estúdios começam a divulgar alguns filmes que começaram a entrar em produção. Entre eles, muitas sequências de filmes desse ano. Algumas já especuladas anteriormente, como ''Velozes e Furiosos 7'' (que já está sendo programado antes mesmo das filmagens do sexto filme iniciarem); e outras que são novidades, nem tão novidades assim.
     Quem não imaginava que a Paramount lançaria ''Atividade Paranormal 4''?! A série que, no total, custou US$ 20 milhões e rendeu US$ 300 milhões, não deve acabar tão cedo. Outra sequência confirmada é ''Quero Matar Meu Chefe 2'', após o sucesso de público (e até de crítica do primeiro longa). É esperar para ver se Jennifer Aniston, Kevin Spacey e Colin Farrell retornarão como os ''chefes horríveis''.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lista - Os Piores Filmes Lançados no Brasil em 2011

    Fazer essa lista é meio complicado. Porque, claro, eu não fico indo no cinema ou alugando filmes que têm estampados na capa que serão ruins. Só que lista dos piores é regra para um cinéfilo, então lá vai:

10. Bravura Indômita (True Grit, 2010)

    Já disse aqui que não tenho, particularmente, grande apreço pelo trabalho dos irmãos Coen. Na refilmagem desse faroeste, não foi exatamente diferente.
    A história é a de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma jovem que busca vingar o pai e conta com ajuda do bruta-montes Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para isso.
    Como nos outros filmes da dupla, há um desenvolvimento mais cadenciado (de um modo que eu não gosto) e ele não chega a merecer o crédito de western. Jeff Bridges passa o filme grunhindo (e foi indicado ao Oscar por isso, wtf) e Hailee Steinfeld está apenas bem. De resto, nada demais, semelhante a ''Um Homem Sério''.
Nota: 6/10





9. Kung Fu Panda 2 (Kung Fu Panda: The Kaboom of Doom, 2011)

    Nesse segundo longa, Po (Jack Black) se junta aos Cinco Furiosos para derrotar um novo inimigo, mais poderoso e que possui uma arma que pode acabar com as artes marciais.
    O argumento é medíocre. Pois é. Dos mais imbecis e sem criatividade dos últimos tempos. E quase afunda totalmente o filme, o que apenas não ocorre devido ao carisma inegável dos personagens. Mais uma vez as piadas não funcionam muito, entretanto o saldo total chega a ser melhor que o do filme anterior. Alguns bom momentos, mais para o fim, também fazem com que o filme não seja um total fracasso.
Nota: 6/10








8. Desconhecido (Unknown, 2011)

    Jaume Collet-Serra (de ''A Órfã'') visita o campo, hoje muito povoado, dos thrillers-de-ação-com-final-surpresa-e-supostamente-inteligentes. Aqui, Liam Neeson é Martin Harris, um homem que acorda do coma e descobre que um homem tomou a sua identidade e que nem sua mulher acredita nele.
    A partir daí são aquelas sequências de ação bem mais ou menos, interpretações no automático e um filme que tenta levar o espectador pela montagem ''alucinante'' e tentando fazer com que ele se sinta inteligente. Típico, todavia ainda há diversão e as baixas expectativas também ajudam para a avaliação final não ser tão ruim.
Nota: 5/10








7. Amor e Outras Drogas (Love and Other Drugs, 2011)

    Jamie (Jake Gyllenhaal) é o típico cara de filmes do gênero: garanhão com todas as mulheres ao seus pés, e Maggie (Anne Hathaway) é uma mulher que não quer se apegar a ninguém. E, claro, os dois se conhecem e lálálá.
    Tudo para ser uma comédia romântica amplamente clichê. E é. O filme é notoriamente dividido em três atos: o primeiro, como uma fraca comédia; o segundo, um romance puro alla ''Uma Linda Mulher'' que funciona, por causa dos atores; já o terceiro, um óbvio drama sobre uma ''doença-omg'' de um dos protagonistas. Três clichês em um. Nenhuma surpresa. De bom, os atores e só.
Nota: 5/10








6. Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, 2011)

    A história ''simples'' de uma jovem que é internada pelo padrasto em uma instituição mental se transforma nas mãos de Zack Snyder (de ''300'' e ''Watchmen''). Os típicos slow motion's ganham a companhia de um visual (e contexto) de video game.
    O ambiente do local é transformado pela imaginação da garota, que o torna um lugar fantástico, e sua tentativa de fuga se traduz em ''missões'', como nos games. Depois que você engolir que está assistindo a um jogo, realmente (o que para mim demorou), a diversão é garantida. Entretanto, toda essa diversão e impactos visual e técnico não seguram para sempre, e na quinta e última ''missão'' da jovem e de suas amigas para escapar, você já quer que ou elas morram logo ou que, ao menos, aquilo acabe.
Nota: 5/10







5. O Turista (The Tourist, 2010)

    Quando as críticas para esse aqui não estavam nada boas e a porcentagem no Rotten Tomatoes estava baixa, não acreditei. Com Johnny Depp, Angelina Jolie, Veneza, o diretor do excelente ''A Vida dos Outros'' e o roteirista de ''Os Suspeitos''; como pode ser ruim?
    Mas é. O filme não dá certo em nada que tenta. Não tem um casal tão charmoso e com química quanto em ''Sr. e Sra. Smith'', não se sustenta como comédia num saldo final e a ação não chega a animar. Aqui também há final-surpresa, e um muito previsível para os mais experientes no gênero. De ponto positivo: uma cidade bem fotografada e a beleza de Angelina.
Nota: 5/10








4. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, 2011)

    Ressuscitaram a franquia. E mais rápido do que se pensava. É o dinheiro mandando no cinema e, se os outros filmes eram bons (o terceiro era o mais fraco) e caça-niqueis. Apenas o segundo adjetivo foi mantido nesse.
    A trama sobre a caça à Fonte da Juventude é fraca e sub-aproveitada. Culpa de um roteiro que também peca na construção dos novos personagens, absurdamente rasos.  Jack Sparrow ainda é o destaque, junto de Barbossa, todavia é um entretenimento que já sofre pela repetição. A direção de Rob Marshall (de ''Chicago'') também é falha e a parte técnica está estranhamente ruim, com uma fotografia que peca pela ambientação escura. O pior é lembrar dos dois primeiros e ver no que a franquia se tornou.      Nota: 5/10







3. Capitães da Areia (2009)

    A adaptação da obra de Jorge Amado, dirigida pela filha do escritor, deixa e muito a desejar. Suas qualidades se resumem unicamente na boa história que tinha para contar, vinda do livro, e que se mantém, em parte, no roteiro.
    A direção é, no mínimo duvidosa, em alguns momentos tenta ser autoral demais, em outros beira às de novela. Cecília Amado estraga algumas belas passagens do livro, como a do carrossel, desinteressante no filme. As interpretações são ridículas e amadoras, forçadas no último nível. Deprimente.
Nota: 4/10








2. Água Para Elefantes (Water for Elephants, 2011)

    O filme conta a história de Jacob (Mármore de Carrara) que vai trabalhar como veterinário em um circo e se apaixona pela domadora de cavalos Marlena (Reese Witherspoon), que é casada com o dono do circo, August (Christoph Waltz).
    O filme tem inspiração (ou copia, quem sabe) de várias outras obras: um visual alla ''Moulin Rouge'', uma subtrama alla ''Dumbo'' e um amor impossível bem clichê, visto em tantas outras obras. Raramente alguma coisa funciona ou é particularmente bom. A sensação de déjà-vu permeia o filme de Francis Lawrence (de ''Eu Sou a Lenda'') e o roteiro não é bom, atropelando situações e destruindo a beleza visual de algumas cenas, ao se pensar que os motivos para que elas ocorram são risíveis.
Nota: 4/10






1. A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, 2011)

    Catherine Hardwicke, bebendo da fonte ''Crepúsculo'' e adicionando a história clássica da Chapeuzinho Vermelho (coitada dela, mencionada nisso...), conta a história de uma pequena vila amaldiçoada por um lobisomem, que tem um interesse particular em Valerie (Amanda Seyfried). Daí começa a caçada para descobrir quem ele é.
    O roteiro até tenta se inspirar em Agatha Christie, mas o tiro sai pela culatra. O mistério é mal-desenvolvido, com sequências ridículas, como os closes nos olhos castanhos de todos os homens próximos a Valerie, cor esta que era a mesma dos olhos do lobisomem. Entretanto o pior de tudo é: você ri do lobisomem! Em certo momento, ao invés de atacar a sua vítima, ele simplesmente começa a conversar com ela! Só faltou convidar para um chá... Enfim, péssimo. Isso que nem citei a revelação final...
Nota: 1/10

Lista - Os Melhores Filmes Lançados no Brasil em 2011

10. Reencontrando a Felicidade (Rabbit Hole, 2010)

    O filme, que possui esse péssimo título nacional, fala de um casal que tenta superar a tragédia da perda do filho. O longa retrata o luto, obviamente, o que não é exatamente um tema fácil e acerta no ponto. Nicole Kidman, como a mãe, está linda e excelente. Aaron Eckhart é o pai e está eficiente como sempre.
    As emoções sentidas pelo público são puras e genuínas, em um filme que se teve uma concepção bela, teve também sua parte ''prática'' bem realizada.

Nota: 8/10










9. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011)

    O novo longa sobre os X-Men mostra a origem da rivalidade entre o Professor X, na época ainda Charles Xavier (James McAvoy), e Magneto, Erick Lensherr (Michael Fassbender). Jovens, ambos ainda exploravam primariamente seus poderes, porém já têm de salvar o mundo de uma guerra iminente.
    A eficiente direção de Matthew Vaughn (''Kick-Ass'') se alia a um roteiro que tem como qualidade principal uma humanização dos mutantes e de seus poderes muito além do que já havia sido visto na trilogia de Brian Singer. Esse ponto positivo é explorado ainda mais devido às ótimas interpretações, principalmente Fassbender. Mais um bom filme da safra ''entretenimento + inteligência'' que (felizmente) tomou conta da Hollywood atual.
Nota: 8/10






8. Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10


















7. Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

    A sinopse é simples: um escritor inglês (William Shimell), na Itália para divulgar seu novo livro, encontra uma mulher francesa (Juliette Binoche, excelente) e viaja com ela para San Gimignano.
    Mas o que vinha por aí era bem maior e, se no começo do filme, cópia e peça original são colocadas em uma ótima discussão, tudo se transforma aos poucos (e lindamente) em uma complexa obra sobre a vida como ela é, como queremos que ela seja e como a vemos. E toda essa problemática foi muito bem guiada por Kiarostami.   
Nota: 8/10










6. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10



















5. Tudo Pelo Poder (The Ides of March, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10



















4. A Pele que Habito (La Piel que Habito, 2011)

    A nova obra de Pedro Almodóvar fala do Dr. Richard Ledgard (Antonio Banderas), uma espécie de Dr. Frankenstein, que teve como meta de vida criar uma pele que fosse capaz de evitar a morte de sua esposa, num acidente de carro. Em meio à isso, também busca vingança contra o homem que violentou sua filha.
    Os toques de originalidade, a bela construção típica do diretor e os ares noir que o filme remete são os destaques numa obra bem roteirizada e bem dirigida. A trama é surpreendente e ''estranha'', o que poderia acabar se tornando um óbstaculo, não fosse o talento de diretor em questão. Boa participação de Elena Anaya. 
Nota: 8/10






3. Em um Mundo Melhor (Hævnen, 2010)

    O filme se concentra na história de Christian (William Jøhnk Nielsen, grande destaque) que acaba de perder a mãe e se muda para a casa do pai. Na nova escola, conhece e se torna amigo de Elias, um menino que sofre bullying lá. Também se afeiçoa ao pai do garoto, que faz trabalho voluntário em um pequeno povoado na África, como médico, e que está no meio de uma crise em seu casamento. 
    Os personagens são muito bem construídos, nenhuma de suas ações soa falsa. Tudo é perfeitamente palpável e esse é o grande mérito da obra de Susanne Bier.
    A trama africana parece deslocada, mas com um conjunto tão maravilhosamente belo, sinceramente, quem liga? 
Nota: 9/10






2. Melancolia (Melancholia, 2011)

    Depois escrevo uma crítica para esse aqui.
Nota: 9/10


















1. Cisne Negro (Black Swan, 2010)

    Para esse, também explicações depois.
Nota: 10/10