segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lista - Os Melhores Filmes Lançados no Brasil em 2011

10. Reencontrando a Felicidade (Rabbit Hole, 2010)

    O filme, que possui esse péssimo título nacional, fala de um casal que tenta superar a tragédia da perda do filho. O longa retrata o luto, obviamente, o que não é exatamente um tema fácil e acerta no ponto. Nicole Kidman, como a mãe, está linda e excelente. Aaron Eckhart é o pai e está eficiente como sempre.
    As emoções sentidas pelo público são puras e genuínas, em um filme que se teve uma concepção bela, teve também sua parte ''prática'' bem realizada.

Nota: 8/10










9. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, 2011)

    O novo longa sobre os X-Men mostra a origem da rivalidade entre o Professor X, na época ainda Charles Xavier (James McAvoy), e Magneto, Erick Lensherr (Michael Fassbender). Jovens, ambos ainda exploravam primariamente seus poderes, porém já têm de salvar o mundo de uma guerra iminente.
    A eficiente direção de Matthew Vaughn (''Kick-Ass'') se alia a um roteiro que tem como qualidade principal uma humanização dos mutantes e de seus poderes muito além do que já havia sido visto na trilogia de Brian Singer. Esse ponto positivo é explorado ainda mais devido às ótimas interpretações, principalmente Fassbender. Mais um bom filme da safra ''entretenimento + inteligência'' que (felizmente) tomou conta da Hollywood atual.
Nota: 8/10






8. Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10


















7. Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

    A sinopse é simples: um escritor inglês (William Shimell), na Itália para divulgar seu novo livro, encontra uma mulher francesa (Juliette Binoche, excelente) e viaja com ela para San Gimignano.
    Mas o que vinha por aí era bem maior e, se no começo do filme, cópia e peça original são colocadas em uma ótima discussão, tudo se transforma aos poucos (e lindamente) em uma complexa obra sobre a vida como ela é, como queremos que ela seja e como a vemos. E toda essa problemática foi muito bem guiada por Kiarostami.   
Nota: 8/10










6. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10



















5. Tudo Pelo Poder (The Ides of March, 2011)

    Crítica aqui.
Nota: 8/10



















4. A Pele que Habito (La Piel que Habito, 2011)

    A nova obra de Pedro Almodóvar fala do Dr. Richard Ledgard (Antonio Banderas), uma espécie de Dr. Frankenstein, que teve como meta de vida criar uma pele que fosse capaz de evitar a morte de sua esposa, num acidente de carro. Em meio à isso, também busca vingança contra o homem que violentou sua filha.
    Os toques de originalidade, a bela construção típica do diretor e os ares noir que o filme remete são os destaques numa obra bem roteirizada e bem dirigida. A trama é surpreendente e ''estranha'', o que poderia acabar se tornando um óbstaculo, não fosse o talento de diretor em questão. Boa participação de Elena Anaya. 
Nota: 8/10






3. Em um Mundo Melhor (Hævnen, 2010)

    O filme se concentra na história de Christian (William Jøhnk Nielsen, grande destaque) que acaba de perder a mãe e se muda para a casa do pai. Na nova escola, conhece e se torna amigo de Elias, um menino que sofre bullying lá. Também se afeiçoa ao pai do garoto, que faz trabalho voluntário em um pequeno povoado na África, como médico, e que está no meio de uma crise em seu casamento. 
    Os personagens são muito bem construídos, nenhuma de suas ações soa falsa. Tudo é perfeitamente palpável e esse é o grande mérito da obra de Susanne Bier.
    A trama africana parece deslocada, mas com um conjunto tão maravilhosamente belo, sinceramente, quem liga? 
Nota: 9/10






2. Melancolia (Melancholia, 2011)

    Depois escrevo uma crítica para esse aqui.
Nota: 9/10


















1. Cisne Negro (Black Swan, 2010)

    Para esse, também explicações depois.
Nota: 10/10

2 comentários:

  1. Grande lista, todos bons filmes. Mas, como de costume, sinto falta de uns e outros: A Árvore da Vida, Inverno da Alma, Missão Madrinha de Casamento, Incêndios, Homens e Deuses, Biutiful, O Vencedor, Planeta dos Macacos A Origem, O Homem do Futuro, Super 8, e por aí vai. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Árvore da Vida, Inverno da Alma, Incêndios, Vencedor e Super 8 foram cogitados, mas não entraram... Planeta dos Macacos eu falei sobre em algum outro lugar aqui, achei bem irregular. Os outros não vi. Abraços.

    ResponderExcluir