segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lista - Os Piores Filmes Lançados no Brasil em 2011

    Fazer essa lista é meio complicado. Porque, claro, eu não fico indo no cinema ou alugando filmes que têm estampados na capa que serão ruins. Só que lista dos piores é regra para um cinéfilo, então lá vai:

10. Bravura Indômita (True Grit, 2010)

    Já disse aqui que não tenho, particularmente, grande apreço pelo trabalho dos irmãos Coen. Na refilmagem desse faroeste, não foi exatamente diferente.
    A história é a de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma jovem que busca vingar o pai e conta com ajuda do bruta-montes Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para isso.
    Como nos outros filmes da dupla, há um desenvolvimento mais cadenciado (de um modo que eu não gosto) e ele não chega a merecer o crédito de western. Jeff Bridges passa o filme grunhindo (e foi indicado ao Oscar por isso, wtf) e Hailee Steinfeld está apenas bem. De resto, nada demais, semelhante a ''Um Homem Sério''.
Nota: 6/10





9. Kung Fu Panda 2 (Kung Fu Panda: The Kaboom of Doom, 2011)

    Nesse segundo longa, Po (Jack Black) se junta aos Cinco Furiosos para derrotar um novo inimigo, mais poderoso e que possui uma arma que pode acabar com as artes marciais.
    O argumento é medíocre. Pois é. Dos mais imbecis e sem criatividade dos últimos tempos. E quase afunda totalmente o filme, o que apenas não ocorre devido ao carisma inegável dos personagens. Mais uma vez as piadas não funcionam muito, entretanto o saldo total chega a ser melhor que o do filme anterior. Alguns bom momentos, mais para o fim, também fazem com que o filme não seja um total fracasso.
Nota: 6/10








8. Desconhecido (Unknown, 2011)

    Jaume Collet-Serra (de ''A Órfã'') visita o campo, hoje muito povoado, dos thrillers-de-ação-com-final-surpresa-e-supostamente-inteligentes. Aqui, Liam Neeson é Martin Harris, um homem que acorda do coma e descobre que um homem tomou a sua identidade e que nem sua mulher acredita nele.
    A partir daí são aquelas sequências de ação bem mais ou menos, interpretações no automático e um filme que tenta levar o espectador pela montagem ''alucinante'' e tentando fazer com que ele se sinta inteligente. Típico, todavia ainda há diversão e as baixas expectativas também ajudam para a avaliação final não ser tão ruim.
Nota: 5/10








7. Amor e Outras Drogas (Love and Other Drugs, 2011)

    Jamie (Jake Gyllenhaal) é o típico cara de filmes do gênero: garanhão com todas as mulheres ao seus pés, e Maggie (Anne Hathaway) é uma mulher que não quer se apegar a ninguém. E, claro, os dois se conhecem e lálálá.
    Tudo para ser uma comédia romântica amplamente clichê. E é. O filme é notoriamente dividido em três atos: o primeiro, como uma fraca comédia; o segundo, um romance puro alla ''Uma Linda Mulher'' que funciona, por causa dos atores; já o terceiro, um óbvio drama sobre uma ''doença-omg'' de um dos protagonistas. Três clichês em um. Nenhuma surpresa. De bom, os atores e só.
Nota: 5/10








6. Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, 2011)

    A história ''simples'' de uma jovem que é internada pelo padrasto em uma instituição mental se transforma nas mãos de Zack Snyder (de ''300'' e ''Watchmen''). Os típicos slow motion's ganham a companhia de um visual (e contexto) de video game.
    O ambiente do local é transformado pela imaginação da garota, que o torna um lugar fantástico, e sua tentativa de fuga se traduz em ''missões'', como nos games. Depois que você engolir que está assistindo a um jogo, realmente (o que para mim demorou), a diversão é garantida. Entretanto, toda essa diversão e impactos visual e técnico não seguram para sempre, e na quinta e última ''missão'' da jovem e de suas amigas para escapar, você já quer que ou elas morram logo ou que, ao menos, aquilo acabe.
Nota: 5/10







5. O Turista (The Tourist, 2010)

    Quando as críticas para esse aqui não estavam nada boas e a porcentagem no Rotten Tomatoes estava baixa, não acreditei. Com Johnny Depp, Angelina Jolie, Veneza, o diretor do excelente ''A Vida dos Outros'' e o roteirista de ''Os Suspeitos''; como pode ser ruim?
    Mas é. O filme não dá certo em nada que tenta. Não tem um casal tão charmoso e com química quanto em ''Sr. e Sra. Smith'', não se sustenta como comédia num saldo final e a ação não chega a animar. Aqui também há final-surpresa, e um muito previsível para os mais experientes no gênero. De ponto positivo: uma cidade bem fotografada e a beleza de Angelina.
Nota: 5/10








4. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, 2011)

    Ressuscitaram a franquia. E mais rápido do que se pensava. É o dinheiro mandando no cinema e, se os outros filmes eram bons (o terceiro era o mais fraco) e caça-niqueis. Apenas o segundo adjetivo foi mantido nesse.
    A trama sobre a caça à Fonte da Juventude é fraca e sub-aproveitada. Culpa de um roteiro que também peca na construção dos novos personagens, absurdamente rasos.  Jack Sparrow ainda é o destaque, junto de Barbossa, todavia é um entretenimento que já sofre pela repetição. A direção de Rob Marshall (de ''Chicago'') também é falha e a parte técnica está estranhamente ruim, com uma fotografia que peca pela ambientação escura. O pior é lembrar dos dois primeiros e ver no que a franquia se tornou.      Nota: 5/10







3. Capitães da Areia (2009)

    A adaptação da obra de Jorge Amado, dirigida pela filha do escritor, deixa e muito a desejar. Suas qualidades se resumem unicamente na boa história que tinha para contar, vinda do livro, e que se mantém, em parte, no roteiro.
    A direção é, no mínimo duvidosa, em alguns momentos tenta ser autoral demais, em outros beira às de novela. Cecília Amado estraga algumas belas passagens do livro, como a do carrossel, desinteressante no filme. As interpretações são ridículas e amadoras, forçadas no último nível. Deprimente.
Nota: 4/10








2. Água Para Elefantes (Water for Elephants, 2011)

    O filme conta a história de Jacob (Mármore de Carrara) que vai trabalhar como veterinário em um circo e se apaixona pela domadora de cavalos Marlena (Reese Witherspoon), que é casada com o dono do circo, August (Christoph Waltz).
    O filme tem inspiração (ou copia, quem sabe) de várias outras obras: um visual alla ''Moulin Rouge'', uma subtrama alla ''Dumbo'' e um amor impossível bem clichê, visto em tantas outras obras. Raramente alguma coisa funciona ou é particularmente bom. A sensação de déjà-vu permeia o filme de Francis Lawrence (de ''Eu Sou a Lenda'') e o roteiro não é bom, atropelando situações e destruindo a beleza visual de algumas cenas, ao se pensar que os motivos para que elas ocorram são risíveis.
Nota: 4/10






1. A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, 2011)

    Catherine Hardwicke, bebendo da fonte ''Crepúsculo'' e adicionando a história clássica da Chapeuzinho Vermelho (coitada dela, mencionada nisso...), conta a história de uma pequena vila amaldiçoada por um lobisomem, que tem um interesse particular em Valerie (Amanda Seyfried). Daí começa a caçada para descobrir quem ele é.
    O roteiro até tenta se inspirar em Agatha Christie, mas o tiro sai pela culatra. O mistério é mal-desenvolvido, com sequências ridículas, como os closes nos olhos castanhos de todos os homens próximos a Valerie, cor esta que era a mesma dos olhos do lobisomem. Entretanto o pior de tudo é: você ri do lobisomem! Em certo momento, ao invés de atacar a sua vítima, ele simplesmente começa a conversar com ela! Só faltou convidar para um chá... Enfim, péssimo. Isso que nem citei a revelação final...
Nota: 1/10

3 comentários:

  1. A lista no geral tá boa, mas falta alguns filmes aí e outros nem deveriam ter entrado, como por exemplo Bravura Indômita, Desconhecido (mesmo que seja mal feito, as reviravoltas divertem) e Capitães da Areia. Agora, colocaria os horríveis A Morte e a Vida de Charlie, Caça às Bruxas, Transformers 3, Batalha de Los Angeles, Besouro Verde, Assalto ao Banco Central, Ze Colmeia, Gnomeu e Julieta, O Retrato de Dorian Gray, Esposa de Mentirinha, As Viagens de Gulliver, entre outros que me obriguei a ver. Lista longa, sim, porém, a culpa não é minha certo rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Olha, me orgulho em dizer que não assisti a nenhum dos que você citou \o/. Bravura Indômita não me convenceu totalmente, mas não é um todo ruim. Desconhecido é da nova onda (ruim) de filmes como Contra o Tempo e Agentes do Destino; falta de criatividade mascarada. E Capitães de Areia... não que eu esperasse algo melhor... MAS EU AMO AQUELE LIVRO, então... :/

    ResponderExcluir
  3. Nessa lista faltou o filme 11-11-11 !! Esse foi o pior que assisti em 2911

    ResponderExcluir