quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Análise - Expectativas para 2013

    Aproveitando o tema do post do ano passado... vejamos a lista dos dez filmes que eu mais quero ver nesse ano de 2013. Há algumas ausências importantes, como Kick-Ass 2 e Oz: Mágico e Poderoso, além de alguns filmes que visam o Oscar 2014 e que carecem de datas de lançamento. Vem comigo.

10. Guerra Mundial Z (World War Z, 2013)



    O décimo colocado da lista é também o mais enrolado dos últimos anos. O filme foi refilmado várias vezes, inclusive com alterações no roteiro de todo o terceiro ato; o que simplesmente resultou no ator principal e produtor do longa, Brad Pitt, parando de falar com o diretor, Marc Forster (de Em Busca da Terra do Nunca). Ó que delícia. 
    Ainda assim, a adaptação da obra de Max Brooks é uma das grandes apostas da Paramount para 2013.
Estreia no Brasil: 28/06.


9. O Homem de Aço (Man of Steel, 2013)



    É claro que faltava o "principal" aparecer depois dessa onda quase insuportável de filmes de super-herói que tomou conta de Hollywood (ô, lucro fácil...).
    Produzido por Christopher Nolan, dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen) e roteirizado pelo companheiro de Nolan na recente trilogia do Batman, David S. Goyer; o longa evidentemente quer seguir os passos do irmão morcego e reerguer o Superman no cinema.
Estreia no Brasil: 12/07.


8. Princesa Diana (Diana, 2013)



    Agora vamos largar mão de efeitos visuais, né? Diana basicamente chama minha atenção por dois motivos: Naomi Watts numa interpretação que, desde já, a coloca como provável concorrente no Oscar e o diretor Oliver Hirschbiegel, que tem no currículo meu amado e querido A Queda! As Últimas Horas de Hitler.
    A história, olhem só, conta os últimos anos de vida de Diana. Que venha coisa boa, por favor...
Estreia no Brasil: 30/08.

7. To The Wonder (idem, 2013)



    Terrence Malick resolveu não demorar tanto para lançar seu próximo filme, depois de permanecer em um hiato de seis anos interrompido por A Árvore da Vida.
    A trama gira em torno de Neil (Ben Affleck), que se casa com uma europeia (Olga Kurylenko) para facilitar a entrada dela nos Estados Unidos, mas mantém um romance com Jane (Rachel McAdams). O trailer já nos apresenta à típica fotografia maravilhosa de seus filmes e agora, ao que parece, a lírica será sobre o amor.
Estreia no Brasil: 12/04.


6. Os Amantes Passageiros (Los Amantes Pasajeros, 2013)



    Hora de falar de Almodóvar, o ás das histórias esquisitas. A de seu próximo lançamento se passa em um avião, onde um grupo de personagens... estranhos... acredita estar passando pelos últimos momentos de sua vida.
     Em meio ao desespero, claro, confissões e últimas vontades das mais excêntricas possíveis. Esperar para ver. 
Estreia no Brasil: 13/09.


5. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)



    Mais uma parceria da dupla Scorsese/DiCaprio. Dessa vez permeando o mercado financeiro, a partir da biografia de Jordan Belfort, um corretor da bolsa que se envolve em diversos crimes financeiros para "cumprir seu trabalho" (um pouco do que foi visto no recente A Negociação, só que agora com Scorsese, meus queridos).
    Mas, esperem, ainda tem mais: roteirista de Boardwalk Empire, Jean Dujardin (de O Artista) e... rufem os tambores... cenas de orgia e, dizem por aí, um nu frontal de DiCaprio.
Estreia no Brasil: 06/12.

4. Sin City: A Dame to Kill For (idem, 2013)



    Sin City vai ganhar uma sequência, mantendo a dupla do ótimo original (Frank Miller e Robert Rodriguez) na direção e texto, mas com a adição do roteirista William Monahan (de Os Infiltrados).
    Mais uma vez o filme será dividido em três histórias, sendo que apenas uma é realmente originária dos quadrinhos (A Dama Fatal). Estão confirmados no elenco: Bruce Willis (Duro de Matar), Joseph Gordon-Levitt (de 50%), Jessica Alba (Quarteto Fantástico) e Mickey Rourke (O Lutador).
Estreia no Brasil: 20/09.


3. O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 2013)


    Mais DiCaprio na minha listinha... Dessa vez retomando a parceria com o diretor Baz Luhrmann, dezessete anos depois de Romeu + Julieta.
    Diretor este que carece de maiores apresentações: só dizer que é o do magnífico Moulin Rouge! Amor em Vermelho que você já lembra do quanto que o lado estético se evidencia em suas produções, tanto como um problema ou um destaque.
    Nesse, parece que ficaremos com a segunda opção: a história do milionário Gatsby (DiCaprio) que, em meio às suas grandiosas festas, tem que lidar com a paixão por uma mulher casada (Carey Mulligan, de Drive) parece se encaixar perfeitamente no estilo extravagante do diretor.
Estreia no Brasil: 14/06.


2. Machete Mata (Machete Kills, 2013)



    Estou ficando meio repetitivo nas presenças por aqui... e quem dá as caras de novo é Robert Rodriguez, que nesse ano parece querer apenas retomar sucessos anteriores, agora com a sequência de Machete.
    Dessa vez o anti-herói foi contratado pelo governo americano para enfrentar um contrabandista de armas mexicano. No elenco, além do retorno de Danny Trejo e Jessica Alba: Mel Gibson (Sinais), Sofía Vergara (Modern Family), Demián Bichir (indicado ao Oscar por Uma Vida Melhor) e Lady Gaga.
Estreia no Brasil: 11/10.


1. A Ninfomaníaca (The Nymphomaniac, 2013)



    Ele está de volta (e só está aí na imagem, porque não saiu nada do filme ainda). Depois de ser banido em Cannes, nada melhor do que um filme com sexo explícito e sobre a vida erótica de uma ninfomaníaca (Charlotte Gainsbourg, a fiel escudeira), né? Quer dizer, vamos nos manter fora do quadro de polêmicas, só que ao contrário.
    Desde que ele consiga dosar bem o seu lado "attention whore" e nos mostre a qualidade de sempre: tá tudo bem. Além disso, o moço tem crédito. Dogville, Manderlay, Dançando no Escuro, Melancolia, Europa... por isso que é um dos meus cineastas favoritos. Trabalham no filme também Stellan Skarsgård (Thor), Uma Thurman (Kill Bill) e Shia LaBeouf (Transformers).
Estreia no Brasil: 20/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário